Mais tempo para ampliar vivências e pluralizar conhecimento

Muito além de permanecer um período a mais no Colégio, o Ampliado objetiva a formação integral das crianças em duas turmas: Ampliado I (do Infantil ao 2º ano) e Ampliado II (do 3º ao 5º ano). As crianças permanecem por um período mais amplo no Rosário, que por sua vez oferece um ambiente saudável, instigante e, principalmente, acolhedor, onde as crianças realizam atividades diversificadas, além das aulas curriculares.
Ao aumentar o tempo de permanência do aluno no colégio, temos a oportunidade de ampliar sua formação social, pessoal e acadêmica, auxiliando no desenvolvimento da sua autonomia e protagonismo.

No Período Ampliado, os alunos desenvolvem as seguintes atividades:

// A organização e o hábito do estudo diário


O desenvolvimento do hábito do estudo está associado à responsabilidade e não acontece naturalmente. A criança precisa interagir com bons exemplos, aprender a organizar seu tempo, sistematizar seu aprendizado e perceber que seu sucesso acadêmico está diretamente relacionado a sua rotina de estudos. A professora do período ampliado orienta caminhos, práticas e questões a serem aprofundadas e auxilia os alunos a traçarem metas acadêmicas, pessoais e sociais.

// Projeto de leitura: Significando o Mundo


O Projeto Significando o Mundo é desenvolvido em oficinas de leitura e contação de histórias com o objetivo de potencializar a formação de leitores. As atividades realizadas visam à formação de crianças que, a partir das próprias experiências e do conhecimento de mundo, constroem sentido para os textos e desenvolvem o prazer pela leitura.

// Projetos culturais


As atividades desenvolvidas têm por objetivo a ampliação do sensível e do senso estético das crianças. Para isso, são exploradas diferentes linguagens artísticas a fim de desenvolver a criatividade, a manipulação de diferentes materiais, a leitura e a produção artística.

// Língua inglesa

As aulas de Inglês enfatizam o desenvolvimento da oralidade por meio de metodologias que privilegiam a aprendizagem de forma natural, espontânea e contextualizada.

// Atividades esportivas


As atividades motoras são fundamentais para o desenvolvimento infantil. A prática de atividades esportivas e rítmicas no ambiente escolar contribui para a ampliação da comunicação e apreensão do mundo por parte das crianças, ajudando a desenvolver melhor sua percepção espaço-temporal e, paralelamente, a imagem corporal.

// Projetos interdisciplinares de investigação

 

As práticas educativas exploram o desenvolvimento de procedimentos de pesquisa, investigação, problematização, síntese, etc., além de favorecer iniciativas de busca de estratégias, levando à autonomia, como também à construção da própria aprendizagem. As atividades de pesquisa buscam responder às perguntas que são formuladas no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, é um trabalho que pressupõe a descoberta. As situações-problema podem seguir roteiros variados; o importante, porém, é que se saiba especificar o quê, para quê, onde, como, entre outros questionamentos.

// Galeria de fotos