Educação que se soma. Valores que se multiplicam.

// Valores da Educação anastasiana-dominicana

Os valores educacionais vivenciados por Madre Marie-Anastasie e São Domingos são a força motriz que sustenta nossa proposta educacional: espiritualidade, acolhida, solidariedade, estudo, régularité, justiça, verdade e sustentabilidade.a

// ESPIRITUALIDADE

A espiritualidade anastasiano-dominicana é a fonte e inspiração que orienta o nosso fazer educacional.  A nossa espiritualidade desenvolve um olhar atento para a realidade social, buscando acolher e cuidar do ser humano na sua inteireza, sempre direcionada pela busca da verdade, da justiça e do compromisso com a vida.  É uma maneira de experimentar o mundo e provoca uma ação-reflexão transformadora da pessoa, das relações e da sociedade.

// ACOLHIDA

No Colégio Rosário Curitiba, o acolhimento está ligado ao amor e a sua exteriorização em forma de ação. Assim, a ação educacional é permeada pelo amor, pela escuta e pelo olhar atento, ou seja, a acolhida é evidenciada na interação afetuosa, no sorriso carinhoso, no abraço fraterno, nas mãos estendidas. É uma prática amorosa e criativa que abraça a pessoa na sua singularidade.

// SOLIDARIEDADE

Educar para a solidariedade constitui a identidade da educação rosariana, pois temos em nosso princípio pedagógico-pastoral a missão de tornar Jesus conhecido e amado. Assim, somos chamados a ver o mundo com os olhos de Jesus, que nos ensinou a prática a solidariedade, um valor que pode e deve ser ensinado e aprendido.  O nosso fazer educacional promove práticas solidárias que valorizam o estar com o outro, fazendo parte da vida do outro.

// ESTUDO

No Rosário, o estudo é valor humano, essência de vida, de comunhão com o mundo, de observância. É um modo de viver fundamental para a compreensão de si mesmo, do outro e do meio.  Em nossa ação educativa, o estudo é diário e está a serviço de uma educação humanizadora que coloca a pessoa no centro, para que ela possa se desenvolver integralmente.

// RÉGULARITÉ

Na convivência escolar, o valor régularité assume o cuidado com os outros, considerando que o bem comum se constrói não só com a força dos pequenos gestos, mas também com a constância e firmeza de propósitos. Régularité é um valor evidente no legado da nossa fundadora, Madre Marie-Anastasie, que dedicou a sua vida a projetos coletivos de bem comum, certa de que a pessoa alcança a felicidade à medida que se realiza plenamente como ser humano.

// JUSTIÇA

A educação rosariana fundamenta-se no princípio da equidade de oportunidades, a fim diminuir as desigualdades presentes tanto dentro, como fora do espaço escolar. Ao nortear a nossa ação educativa na prática da justiça junto aos estudantes, fortalecemos os princípios humano-cristãos de respeito à vida; a compreensão do outro em suas diferenças culturais, sociais, étnicas, de gênero e credo; a participação consciente e responsável a serviço da comunidade; o desenvolvimento da autonomia, autocrítica, autoavaliação e responsabilidade social.

// SUSTENTABILIDADE

O Colégio Rosário Curitiba desenvolve uma pedagogia para cuidar das diferentes formas de vida e educar para a conscientização e a formação sustentável. Incentivamos o pensar global e o agir local, a partir de práticas sustentáveis concretas que visam à qualidade de vida da população, à redução das desigualdades sociais, à preservação da casa comum, à ampliação dos direitos e à garantia de acesso aos serviços para todos.