Educação que prioriza a infância!

A Educação Infantil faz a integração entre o educar e o cuidar em uma abordagem pedagógica por projetos que acolhe as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade. Nosso trabalho pedagógico visa ao desenvolvimento integral da criança, que é protagonista de seu processo de aprendizagem e centro de nosso planejamento curricular.
 

A partir dos eixos interações e a brincadeira (DCNEI, Artigo 9º), promovemos experiências que favorecem a construção e apropriação, pelas crianças, de conhecimentos por meio de suas ações e interações. Dessa forma, priorizamos o desenvolvimento dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil:

  1. // Conviver
  2. // Brincar
  3. // Participar ativamente
  4. // Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações…
  5. // Expressar-se
  6. Conhecer-se

// Intencionalidade educativa

A partir da escuta atenta das crianças, instigamos vivências que acolham as situações concretas de sua vida cotidiana  e que lhes possibilitem conhecer a si, ao outro, as suas relações com a natureza, com o outro, com a cultura, com a produção científica e literária.

 Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento são definidos a partir dos cinco campos de experiência, que estruturam o trabalho do Colégio Rosário na Educação Infantil:

// O eu, o outro e nós

// Corpo, gestos e movimentos

/Traços, sons, cores e formas

// Escuta, fala, pensamento e imaginação

// Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

// Níveis da Educação Infantil

Infantil 2

Crianças que completam 2 anos até 31 de março no ano letivo

Infantil 3

Crianças que completam 3 anos até 31 de março no ano letivo

Infantil 4

Crianças que completam 4 anos até 31 de março no ano letivo

Infantil 5

Crianças que completam 5 anos até 31 de março no ano letivo