Metodologia baseada em projetos

A aprendizagem baseada em projetos surgiu como tendência em meados do ano 2000. Com o avanço da tecnologia educacional, o conceito foi amplamente aprimorado e abraçado por grandes instituições de ensino pelo mundo.
Embora pareça uma ideia vova e possua caráter inovador, o trabalho com projetos educacionais é uma prática antiga. Sua riqueza em experiências, contextualização e significância na vida dos estudantes se comprovae, inclusive, com o crescimento da cultura digital. A aprendizagem baeada em projetos renova-se, ganha espaço e possibilita resultados inspiradores.

// Biblio, do latim: livro


O Projeto Biblio, realizado anualmente no Colégio Rosário, tem abordagem transversal que, de forma sistematizada e articulada, busca colocar em diálogo diferentes práticas, visões de mundo e saberes essenciais às aprendizagens de crianças e jovens. Soma-se a isso o fato de o trabalho com os diferentes textos, literários e não-literários, auxiliar o aluno a ocupar, com maior consciência, os diferentes lugares a partir dos quais pode falar, escrever e se posicionar no exercício crítico da cidadania.

Como projeto, a cada ano letivo, define-se objetivos, recorta-se temáticas e estabelece-se o que se espera das práticas de leitura desenvolvidas na escola para aquele ano. Nesse sentido, Meirieu (2005) argumenta que a escola precisa desenvolver um trabalho pedagógico que reconheça a diferença presente nas variadas esferas que a compõem como um veículo do desenvolvimento do conhecimento e da pluralidade humana, instigando-nos a pensar que essa instituição deve ter como compromisso garantir que o direito à Educação seja usufruído por todos e todas.

O Projeto Biblio tem a intencionalidade de se constituir nesse espaço-tempo de encontro, interação, aprendizagens e produção de novos saberes. Para isso, contudo, o planejamento pedagógico é parte essencial do trabalho dos professores, o que demanda reflexão, ação, estudo e articulação de ideias.

// Edições do Projeto