Programa de Formação de Equipes

Neste ano de 2023, estamos intensificando o aprimoramento de todas as equipes que compõem a comunidade educativa do Colégio Rosário Curitiba. O Programa de Formação de Equipes é parte do projeto de qualificação do atendimento e abrange todo o nosso quadro de profissionais: gestores, professores, colaboradores de todos os setores do colégio são envolvidos em temáticas e estratégias práticas e teóricas de grande relevância no cotidiano escolar e no fazer pedagógico. O programa de Formação de Equipes é composto por palestras, cursos de formação e capacitação e é realizados nas modalidades presencial e online.

Para nos assessorar, contamos com o profissionalismo da Drª Angela Mendonça, que é Professora e Pedagoga (UFPR), Especialista em Direito Educacional (Itecne), Especialista e atuante em políticas públicas para Crianças e Adolescentes há mais de 12 anos, entre outras experiências relevantes no contexto socioeducacional e um vasto currículo profissional. 

É importante que todos nós, educadores, tenhamos formação para nos adequar às leis, para a resolução de conflitos e situações emergenciais e estejamos atentos para identificar casos que exijam intervenções pedagógicas.

A seguir, relacionamos os encontros formativos já realizados neste ano e que estão em andamento:

// Estratégias Pedagógicas de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying – Círculos de Paz

Formação presencial realizada com toda a equipe docente.

// Formação Institucional de adequação às leis MP 1.1140/2022 e lei Lucas 13722/18.

(Prevenção e combate ao assédio sexual e Condutas básicas em primeiros socorros)

Formação online obrigatória realizada com todos os colaboradores/educadores.

// Responsabilidade Civil e o Ato Pedagógico

Formação online obrigatória realizada com todos os colaboradores/educadores.

// Círculos de Paz / Círculo Restaurativo – aprofundamento

Formação e capacitação em andamento para toda a equipe docente.

Um dos temas de formação foi estendido às famílias na modalidade de live sobre Segurança Socioemocional, em que a Dr.ª Ângela elucidou o trabalho realizado pelo Colégio Rosário por meio dos Círculos Restaurativos como prática pedagógica preventiva para favorecer a segurança socioemocional, promover a cultura do diálogo, da escuta atenta, do cuidado e, assim, dirimir o bullying entre os estudantes.

O Círculo de Construção de Paz e Práticas Restaurativas é uma metodologia indicada pelo Conselho Nacional de Justiça e Conselho Nacional do Ministério Público para mediação pacífica de conflitos no ambiente escolar.

Faz parte do nosso planejamento incluir, também, a participação das famílias nos Círculos Restaurativos.

A Programação se estenderá ao longo do ano letivo com temáticas pertinentes no âmbito educacional.

Mais sobre a Drª Angela Mendonça
Profissional que assessora o Colégio Rosário Curitiba

Formação: Professora e Pedagoga (UFPR), especialista em Administração Pública (UFPR), graduada em Direito (Unicuritiba), especialista em Direito Educacional (Itecne).

Experiência profissional: atuou como Assessora Técnica no Ministério Público do Paraná CAOPCAE/ Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente por 12 anos. Foi Coordenadora dos cursos de especialização em Direito Educacional, Direito aplicado ao SUAS e Pedagogia Social.  Foi Chefe do Departamento de Proteção Social Especial da FAS Fundação de Ação Social de Curitiba 204/2016 e Chefe do Departamento de Políticas Publicas para Crianças e Adolescentes da Secretaria de Justiça Família e Trabalho do Estado do Paraná 2019/2022. Atuou como Chefe do Departamento de Direitos Fundamentais da Secretaria de Justiça Família e Trabalho do Paraná 2021/2022 e Presidente do CEDCA PR – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná e  também como Vice Presidente do CEDCA PR 2019/2022. É Membro Consultora da Comissão de Direito Educacional e Políticas Educacionais da OAB PR 2021 e Conferencista em Direitos Humanos de Crianças, Adolescentes e Minorias. É Associada à ABRADE- Associação Brasileira de Direito Educacional.

Leia também: