Uma novidade que chegou para ficar

POST_blogcÍRCULO

Círculo Restaurativo

Uma das novidades deste ano no Rosário é a prática de círculos restaurativos. Durante a semana do educador Anastasiano-dominicano, uma das dinâmicas de acolhida foi o círculo. Convidamos a especialista em Direito Educacional, em Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, Dr.ª Ângela Mendonça, para conduzir a dinâmica com os educadores, em parceria com a nossa psicóloga Renata Rocha. 

O resultado foi surpreendente, pois oportunizou encontros consigo e com o próximo em momentos de autoanálise, empatia e pertença.

A prática dos Círculos Restaurativos – ou Círculos de Construção de Paz – como o próprio nome sugere, é um encontro circular, em que os participantes se dispõem formando um círculo. Pode-se sentar no chão, em cadeiras ou pufes, de maneira que fiquem confortáveis e visíveis uns aos outros.

Esta iniciativa deu tão certo, que estamos estendendo a dinâmica aos nossos estudantes e oportunizando uma experiência diversificada para o desenvolvimento integral.

O Círculo Restaurativo viabiliza momentos de diálogo e de escuta entre as pessoas. Essa prática também cria e fortalece vínculos e promove compreensões recíprocas.

O objetivo do círculo não é apontar culpados ou vítimas, mas sim trazer a percepção de como as ações realizadas afetam o próprio praticante como os outros. Nesse sentido, o Colégio está trazendo essa experiência para os estudantes com participação da comunidade educativa como uma estratégia de prevenção de conflitos e de preparação para desenvolver a habilidade de resolução de conflitos, uma competência cada vez mais importante no dia a dia social, familiar, afetivo e profissional.

Andar em círculo não nos leva a lugar algum. Mas passar pelo Círculo Restaurativo qualifica os processos de relacionamento, e isso abre caminhos para uma vida em sociedade com mais respeito mútuo, tolerância, afetividade, evolução e harmonia. Caminhos que nos levam a realizações pessoais e coletivas e edificam nossos sonhos de um mundo melhor!

Leia também: