Fruto do projeto BiblioEsperançar

Durante o projeto BiblioEsperançar (2022), cada turma se envolveu em um dos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – com os quais a Organização das Nações Unidas convida o mundo a se comprometer.

 A Agenda 2030 da ONU possui propósitos ambiciosos, visando à melhoria da qualidade de vida no planeta, especialmente das pessoas mais vulneráveis.

Hoje, trazemos um dos destaques do trabalho desenvolvido pelas turmas do 5º ano de 2022, que se dedicaram ao ODS 4 – Educação de qualidade – e aprofundaram os estudos sobre a educação inclusiva.

Após muita pesquisa, leitura, debates e atividades relacionadas ao tema, durante as aulas de Língua Portuguesa, surgiu a ideia criar jogos de tabuleiro acessíveis para pessoas com deficiência.

Os estudantes tiveram liberdade e autonomia para aplicar o seu conhecimento sobre o assunto e confeccionar os jogos com criatividade e muito carinho, sob o acompanhamento da professora Bruna Gugelmin. Os alunos apresentaram jogos maravilhosos! E toda a dedicação das turmas neste projeto resultou em muito aprendizado, na reflexão profunda sobre a educação inclusiva e, especialmente, numa Ação Solidária que aqueceu os corações de estudantes da APAE de Colombo, que foram presenteados com os jogos de tabuleiro.

No final, o presente foi para todos os envolvidos! Os alunos do Rosário tiveram a oportunidade de entregar os jogos pessoalmente aos estudantes da APAE numa visita inesquecível, acompanhados pela Professora Bruna e pela nossa Pastoral Escolar. Lá, foram recebidos com muita gratidão pela professora da APAE, Izabel Thomé Speltz de Oliveira e pelos estudantes.

ODS trabalhado lindamente e objetivo do Projeto Biblio concluído com sucesso. Afinal, foi ou não foi uma atitude de ESPERANÇAR?

Assista ao vídeo que mostra a ação solidária!

Leia também:

#SomosEducaçãoCatólica

A educação deve atuar em favor da vida e das pessoas. E as instituições católicas de educação oferecem uma abordagem diferenciada, em que o aprender

Leia mais »