Feira do Conhecimento traz soluções inteligentes e grandes reflexões sobre os ODS

IMG_6457

No sábado, dia 27/08, foi realizada a segunda etapa da nossa Feira do Conhecimento, que contou com as produções dos estudantes de 2º ano do Fundamental 1 a 2ª série do Ensino Médio.
Os temas dos projetos de investigação científica foram baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), desenvolvidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), compostos por 17 objetivos a serem alcançados até 2030, que visam a melhoria e qualidade de vida. Em especial, todos compartilham da premissa de que o cuidado com a casa comum é fundamental para um mundo mais fraterno e igualitário.
Movidos pelo entusiasmo e dedicação, os estudantes, pesquisaram, formularam hipóteses, propuseram soluções e se envolveram efetivamente em todo o processo de estudo no decorrer do ano letivo e no desenvolvimento de amostras dos seus resultados para compartilhar aquilo que aprenderam.
Em cada apresentação foi possível notar que o engajamento dos estudantes com suas pesquisas vai muito além da sala de aula. Os processos de aprendizagem proporcionados por esse projeto foram repletos de significados e visaram não apenas o conhecimento de forma pessoal, mas o conhecimento como o caminho possível para transformação da sociedade em um espaço que todos possam desfrutar de prosperidade, paz, acesso à educação, saúde e moradia dignas, e proteger o planeta dos impactos ambientais causados pelo consumo.
Além das apresentações dos alunos, a Feira contou com a participação de profissionais das áreas de Psicologia, Energia Solar, Conselho Tutelar, Ambiental e Sociologia, para falar com os pais e a comunidade acerca dos seguintes temas:

  • Como funciona a energia solar? – Claudio Coutinho
  • Pacto Educativo Global – Glaucio Luiz Mota
  • O Estatuto da Criança e do Adolescente – Carlus Lisboa
  • Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Gregori de Souza
  • Vocação – Marcelyn Gonçalves de Souza Pereira

Não restam dúvidas de que foi um momento muito especial para todos os envolvidos – os educadores, que mediaram as pesquisas e auxiliaram para que tudo corresse bem durante a Feira; os estudantes, que se dedicaram para fazer desse momento um marco; as famílias, que puderam prestigiar e compartilhar do orgulho pelos resultados incríveis; e a comunidade, que foi impactada com a relevância dos estudos desenvolvidos e apresentados.

Leia também:

#SomosEducaçãoCatólica

A educação deve atuar em favor da vida e das pessoas. E as instituições católicas de educação oferecem uma abordagem diferenciada, em que o aprender

Leia mais »